Tifli Camarada Camarão

Pichação no Rio de Janeiro

Tifli camarada Camarão

Roda Cultural

Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de março de 2012

Uma Sociedade que Clama por uma Luta Pedagógica!


Meus trabalhos recentes provaram-me que a sociedade clama por uma luta pedagógica, isso não se trata de bons doutores nas diferenciadas áreas acadêmicas.

A sociedade clama por uma mudança que se extrapola num dia-dia quase que continuo. As queixas partem das pessoas mais simples e se dissolvem nos lares mais humildes da mais pacata cidade do interior. Sua luta, é por um ir e vir do trabalho seguro, e de que seus lares estão cobertos por uma harmonia de saberes exemplares.

Seus filhos clamam por uma boa escola, uma boa referência cultural. Algo que os tiram de um beco enclausurado e que os fazem pensar que seu dia-dia é uma construção continua e crítica.

Uma fala nas minhas últimas pesquisas, mostrou-me que a sabedoria, pode vir do mais culto doutor, até o mais humilde analfabeto. Este último que se enquadra nos submundos dos anormais, perante a sociedade excluidora, de vez em quando dar lição de moral a esta última, e mostrando-a que seu saber deve ser encorporado aos demais pensamentos.

As pesquisas podem nos mostrar muito da nossa sociedade, desde a alta taxa de analfabetismo, até um preconceito que é velado no simples dizer “Aqui nós não temos isso!” Essa regra soa como um denominador comum para desmistificarem as pesquisas e as enquadrarem num monte de papel que trás o superficial da sociedade.

Mas por outro lado, os ensinamentos do dia-dia, podem nos trazer bons frutos de um trabalho que ao meu ver deve ser pedagógico e continuo. Se a sociedade torna seus preconceitos velados num simples dizer “Isso aqui não tem!”, a mesma pode desfazer esse casulo criado por todos nós indivíduos que a compõem. Esse trabalho mais que pedagógico, deve ser estendido em cada rua e praça, para que possamos refletir em que sociedade estamos e em que momentos chegamos.

Por: Wagner Maia da Costa.